Associação de Agricultores do Campo Branco

Associação de Agricultores do Campo Branco


A AACB - Associação de Agricultores do Campo Branco, foi criada no ano de 1989 e reconhecida como Associação de Utilidade Pública em 1995. A AACB tem a sua sede em Castro Verde e uma área de intervenção que engloba os concelhos de Almodôvar, Aljustrel, Ourique e Castro Verde.

A AACB presta serviço a aproximadamente 900 associados nas áreas de sanidade e identificação dos pequenos e grandes ruminantes, na recepção e apoio permanente às candidaturas aos vários prémios comunitários e esclarecimento aos seus associados.

Os grandes objectivos da AACB, são a defesa dos interesses dos seus Associados em todas as vertentes: técnica, Económica e Científica, de modo a que se consiga uma melhoria da qualidade de vida dos agricultores e produtores pecuários seus associados e bem assim promover e divulgar as potencialidades da região onde está inserida. A AACB tem ainda como objectivo prioritário, candidatar-se a programas comunitários que possam contribuir para uma melhoria sustentada da agricultura e pecuária que praticamos na zona e do meio ambiente que nos rodeia e o desenvolvimento rural da região.

O Campo Branco, uma zona tradicional de agricultura de cereais de sequeiro e de pecuária em extensivo, é também uma zona muito conhecida como habitat de várias espécies de aves estepárias, o caso da abetarda e do sisão entre outros e que são espécies altamente protegidas. Com a responsabilidade de implementar no terreno desde 1995, o Plano Zonal de Castro Verde, a AACB tem desenvolvido um trabalho fundamental na protecção das espécies protegidas e na conservação da paisagem característica das planícies de Castro Verde que constituem a área nobre do Campo Brancos.
Actualmente, programa actual em vigor está inserido nas Medidas Silvo e Agro Ambientais do PDR2020, é designado Apoio Zonal de Castro Verde, e aplica-se à Zona de Protecção Especial (ZPE) de Castro Verde, área que abrange uma superfície de 85345 ha.

Na sequência deste trabalho feito ao longo dos anos, nasceu uma parceria entre o Município de Castro Verde, a Associação de Agricultores do Campo Branco e a Liga para a Protecção da Natureza, com o intuito de apresentar uma candidatura do Concelho de Castro Verde à Reserva da Biosfera da UNESCO. A aprovação dessa classificação foi conhecida no dia 14 de Junho de 2017, em Paris na sede da UNESCO.
A AACB tem um programa de apoio ao abeberamento dos efectivos pecuários dos seus associados, pois o Campo Branco é uma zona em que a parte final da Primavera e o Verão é muito seco e com temperaturas bastante elevadas e algumas dificuldades pontuais de água para os animais. Este programa é composto por uma série de captações de água, por uma frota móvel de cisternas para transporte de água e de um grupo de 8 açudes construídos nas principais linhas de água existentes na parte central do Campo Branco.

A AACB é também a entidade responsável pelo Registo Zootécnico da Raça Bovina Garvonesa ou Chamusca. Esta raça de Bovinos com muito poucos exemplares adultos, tem corrido sérios riscos de extinção:
A AACB está sediada em instalações próprias, modernas e devidamente equipadas. As instalações actuais são constituídas por um Gabinete de Apoio Técnico, Sala de Reuniões e pelo Agrupamento de Defesa Sanitária (ADS), onde também estão os postos de Atendimento e Informático SNIRA e onde funciona o Gabinete de Gestão de Registo e Identificação Animal (Pequenos e Grandes Ruminantes). Existe ainda um Farmácia Veterinária para venda exclusiva de produtos veterinários aos associados.

Tem uma equipa de pessoal técnico e administrativo permanente (3 técnicos e 11 administrativos), devidamente habilitado a responder às necessidades dos seus associados. Existe, ainda uma brigada responsável pela Identificação de Pequenos Ruminantes. No ADS, trabalham em média 8 brigadas de Veterinários.

Morada:

Av. Dos Bombeiros Voluntários, 13
7780-122
Castro Verde

Telefone:

Telefone (ADS): 286 322 818
Telefone (GAT): 286 327 293
FAX: 286 328 853
Telemóvel: 96 9661259

Serviços


Identificação Electrónica de Pequenos e Grandes Ruminantes
Gestão de Efectivos
Profilaxia
Farmácia Veterinária
Sanidade
Investigação: Campos de Ensaio e Experimentação
Formação
Realização de candidaturas (Pedido Único)

Corpos Sociais


Assembleia-Geral

Presidente: João Luis Figueira
1º Secretário: Fernando Félix
2º Secretário: Drª Maria da Luz Colaço

Direção

Presidente: José da Luz Pereira
Tesoureiro: José Fernando Marques
Secretário: José Manuel da Lança Revés
1º Vogal: Carlos Contreiras
2º Vogal: António Manuel Aires
Suplente: António José Banza
Suplente: António Lúcio
Suplente: António Francisco Pereira

Conselho Fiscal

Presidente: António Lopes Inácio
1º Vogal: Joaquim Romão
2º Vogal: Vasco Canas Miranda

Conselho Técnico

Presidente: Pedro Tiago Garcia Perloiro
Secretário: Ana Maria Cabral Carrasco
Vogal: Carlos Bettencourt
Vogal: Nuno Renato Carolino
Vogal: Tiago Appleton
Vogal: Ana Filipa Taniças

Localização